Tuesday, June 29, 2010

Agora os jogos começam a parecer de Copa do Mundo



Numa declaração digna de um filósofo o técnico Oscar Tabárez, do Uruguai, afirmou que “O vídeo de um jogo é um cadáver embalsamado. O jogo é o que se vive, se sente e se vê na hora da disputa, e é isso que faz o futebol ser apaixonante e às vezes crie coisas que, do ponto de vista lógico, são difíceis de se explicar”. Perfeito. É difícil mesmo de explicar que duas vitórias insofismáveis, as da Alemanha e da Argentina, por mais acachapantes que tenham sido, pareçam, apesar de tudo, vitórias manchadas. Erros, é claro, que existem em arbitragens e são normais. Porém, tem erros que, claramente, como os dois citados, o do gol não marcado e do impedimento escandaloso, que alteram os rumos da partida. È verdade que Alemanha e Argentina não tem nada a haver com isto, mas, não é menos verdade que os erros interferiram nos nervos e no placar. Acredito que ganhariam tranqüilos, e assim o fizeram, mas, o que os dois times prejudicados sentiram na hora interferiu no desempenho de ambos e no resultado do jogo. Agora, porém, é vídeo e a realidade é o Alemanha x Argentina.
A grande surpresa, no entanto, das oitavas de final veio da própria África. Os 2x1 de Gana sobre os Estados Unidos que seria um resultado previsível, porém, não provável, embora tudo possa ser provável numa Copa de times tão parecidos. O que parece ter feito a diferença real é que Gana recuperou um pouco da criatividade que os africanos possuem e, com duas belas jogadas, chegou lá. Os Estados Unidos são uma equipe técnica e taticamente aplicada, mas, convenhamos, só Donnovan faz alguma diferença. Foi muito boa e justa a vitória de Gana. Uruguai e Coréia fizeram um jogo épico. Com um campo dificultado pelo mau estado e a chuva correram muito e fizeram um espetáculo digno de ser visto mais pelo esforço que pela técnica e que teve aspectos heróicos e um gol espetacular, o segundo do Uruguai, que premiou o esforço conjunto da equipe se superando quando havia levado um gol inesperado. Também mereceu estar onde está entre as oito finalistas. Com Gana deve fazer uma partida boa de se assistir.
Não posso deixar de dizer que, agora, nas oitavas o Mundial passou a ter jogos dignos de uma competição deste porte. Se os dois primeiros o foram pela dedicação, pela luta e pela comemoração e a tristeza, no entanto, os dois últimos já trouxeram partidas que mostraram um maior apuro técnico e o castigo implacável para os erros. Por mais que se discuta a verdade é que foram erros como os da defesa da Alemanha, que deixou Klose marcar de um lançamento do goleiro ou da bola que infantilmente foi largada nos pés de Híguain, que não perdoou. Os 4x1 da Alemanha na Inglaterra e os 3x1 da Argentina no Chile foram jogos que prenderam atenção com grandes jogadas e personagens que fizeram o futebol voltar a ser digno de ser visto e as próximas partidas prometem mais. De qualquer forma meu palpite é o de que Brasil e Espanha devem ser seguidos de perto pela Holanda, apesar da Eslováquia ser uma boa chance de zebra, e minha zebra cravada se situa na criatividade e conjunto japonês bater o Paraguai. Parece difícil, mas, para mim é a maior possibilidade de zebra, se houver.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home