Sunday, July 04, 2010

O chocolate alemão



É verdade que a vitória alemã já estava prevista pelo polvo Paul do aquário em Oberhausen, na Alemanha. O que não se esperava era que a Alemanha vencesse com facilidade e de goleada como venceu. Afinal, historicamente, os europeus não derrotavam os sul-americanos no tempo normal há 20 anos. A última vez que isto aconteceu foi na final da Copa de 1990, em Roma. A Alemanha venceu por 1 a 0, gol do Brehme. Depois disto, houve mais seis partidas, com três vitórias argentinas e três empates. Ou seja, a freguesia alemã já era habitual, mas, não se pode contar com o passado quando a bola rola. È melhor viver o presente.
E o presente trouxe uma Alemanha que não quis dar chances ao adversário, pois, partindo para o ataque, e jogando muito bem, fez logo, aos 3 minutos, 1x0. Numa cobrança de falta de Schweinsteiger, Müller desviou de cabeça, o goleiro mal colocado aceitou e a bola se mandou para o fundo das redes. O abalo emocional fez com que a Argentina ficasse visivelmente nervosa e assustada. E mesmo vencendo por 1x0 a ofensiva alemã continuava forte e os europeus dominaram o confronto na etapa inicial. O trabalho coletivo alemão foi superior, embora a Argentina tivesse mais posse de bola. Porém, só chegava ao ataque para parar sempre na marcação em volta da grande área. A Argentina até se acalmou, passou a tocar mais a bola e a pressionar, mas, não conseguia passar pela forte zaga europeia. A equipe conseguiu fazer boas jogadas de linha de fundo e algumas penetrações na área. A Alemanha passou a viver do contragolpes. E veio o fim do primeiro tempo neste clima.
A Argentina começou o segundo tempo, como era sua obrigação, atacando e, por um tempo, foi melhor que a equipe alemã. No entanto, a Alemanha, bem postada taticamente, voltou a jogar um futebol superior e ter as melhores oportunidades até que, aos 22 minutos, caído, Müller achou Podolski livre na esquerda. O atacante cruzou para Klose que, sozinho, só empurrou para o fundo do gol. Foi uma ducha fria no time argentino que não se achou mais. E seis minutos depois veio o terceiro gol alemão. Schweinsteiger fez belíssima jogada individual e tocou para Friedrich que apenas completou para o gol. E para fechar o chocolate, no fim da partida, mais um de Klose. Ozil recebeu na esquerda e cruzou na medida para o atacante, que emendou e fez um golaço. A Alemanha fez uma partida arrassadora contra o time de Maradona que pareceu sofrer de sonolência crônica. Messi desapareceu em campo. Não havia o que fazer mesmo. O futebol coletivo e vistoso da Alemanha se impôs com uma impressionante facilidade. Não tenho lembrança de ter visto uma seleção argentina tão inapelavelmente batida e o 4x0 diz tudo. Um chocolate alemão com a boa qualidade de um futebol que encheu os olhos.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home