Thursday, June 19, 2014

Colômbia, matematicamente, nas oitavas


Colômbia e Costa do Marfim fizeram um jogo que se não foi lá essas coisas, em termos técnicos, mas, ao qual não faltou calor e emoção. O mar de amarelo, a cor predominante no estádio se mexeu, antes de a bola rolar, na execução dos hinos nacionais, quando a torcida colombiana cantou, como se estivesse em casa. Na verdade estava ou, pelo menos, fez sua casa na festa com que se comportou. Também o marfinense Serey Die chorando de emoção ao cantar o hino de seu país deu mais um toque emocional ao jogo.
O jogo mesmo teve um primeiro tempo muito equilibrado, com as equipes cedendo espaços para contra-ataques, porém, faltava um bom passe final e a marca de um artilheiro que fizesse a diferença. Com o tempo a Colômbia foi ficando levemente  superior, graças aos lances de inspiração de Cuadrado  e James Rodriguez.  Aos 28 minutos, Gutiérrez desperdiçou a melhor chance de todo a primeira etapa com uma conclusão bisonha de um lançamento que recebeu sozinho. Talvez, a consciência do impedimento o tenha incomodado. Só no final os africanos perderam chance similar: Wilfried Bony recebeu na área e furou ao tentar a finalização.

A Colômbia voltou mais decidida na segunda etapa e quase marcou com Cuadrado, logo no início. Mas, o gol só veio, aos 19 minutos, quando Cuadrado bateu escanteio na cabeça de James Rodriguez, que subiu no segundo andar para marcar o primeiro. Ao meu ver com a falta de atenção do goleiro, de vez que a bola veio onde ele estava. Mas, isto não tira os méritos de James que, aliás, tem sido um dos melhores jogadores desta Copa. Costa Rica, para tentar empatar, colocou Didier Drogba em campo. Até chegou perto do empate num chute de Yaya Touré para fora. No entanto, ao saírem jogando errado, aos 24 minutos, viram Serey perder bola no meio de campo e Rodriguez servir Juan Quintero, que tocou por baixo do goleiro Boubacar Barry. Sem chances: 2x0. Mesmo que o jogo parecesse liquidado Costa do Marfim não se abateu. Continuou tentando atpe que numa jogada individual de Gervinho, aos 27 minutos, arrancando da ponta-esquerda, driblou dois marcadores e bateu forte no canto direito de David Ospina, que tocou na bola sem conseguir defender, para diminuir. O gol colocou a emoção em campo. Porém, perigo mesmo só aconteceu aos 39, em outra  boa jogada de Gervinho, Kalou recebeu, mas, bateu fraco, nas mãos de Ospina. Aos 43, foi Quintero arriscou um chute da intermediária e quase surpreendeu Barry. O goleiro se esticou todo e evitou o gol. O resultado deixou o jogo Japão e Grécia ainda mais decisivo para a classificação do grupo. A Colômbia, por sua vez, está nas oitavas de final da Copa. Somente uma combinação de resultados muito imprevisíveis, com um saldo de 4 gols, poderia resultar em sua eliminação, ou seja, matematicamente, está nas oitavas. 

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home