Tuesday, June 17, 2014

Não fizeram o dever de casa


Dizer que o Brasil jogou mal é não reconhecer a qualidade do time do México. Nem o Brasil foi burocrático. É melhor dizer que o Brasil, não foi brilhante num jogo que foi um pouco melhor que o adversário e dar o mérito a quem tem direito. Em primeiro lugar ao técnico mexicano que posicionou seu time para jogar no contra-ataque e, em segundo lugar, ao grande nome do jogo: o goleiro Ochoa. Fez uma defesa consciente e excepcional numa cabeçada de Neymar e defendeu duas bolas que não saberia explicar como não entrou, mas, goleiro sem sorte nunca foi bom goleiro e ele teve. Viva Ochoa! Para lembrar o passado ele é o Castilho mexicano, goleiro que ficou famoso pela que chamamos de leiteria, quando a qualidade não resolve, a sorte resolve. Claro que quem vibra, e vibrou, com ele foi o México. Para nós foi um verdadeiro carrasco. O culpado maior por um jogo sem gols.
A grande realidade é que ao time do Brasil continua faltando um meio de campo consistente. No jogo anterior, mesmo extremamente louvado, Oscar foi um volante. E Paulinho, como no jogo contra o México, não reeditou suas grandes atuações da Copa das Confederações. Luiz Gustavo é um jogador excelente na marcação, mas, arma pouco. O Brasil sofre sem meio de campo. Fred não recebeu uma bola boa. Neymar é obrigado a tentar ser a solução. Não vai ser sem resolverem o problema do meio de campo. Ramires foi o bobo da corte, inclusive fazendo uma falta onde não devia. Aliás, é inexplicável como um jogador tão bom tecnicamente tem uma propensão tão grande para levar cartão amarelo por bobeira.

A verdade é que, ao meu ver, Felipão errou, ao trocar Ramires por Bernard. O nome bom era William e trocar Fred por Jô é seis por meia dúzia. Depois tirou Oscar para colocar, finalmente, William. O ideal seria ter tirado Paulinho, que não vem jogando o que se espera dele, e tentar fazer o time jogar com Oscar, Ramires e William. O que vai adiantar dizer isto agora? Felipão tem seus conceitos e sua visão do jogo. Tudo bem. Sorte nossa que o México que jogou com uma concepção de contra-ataque não acertou,  não encaixou nenhum. Porém, foi um jogo de duas boas equipes com maior capacidade de defesa que de ataque. O jogo, sejamos justos, poderia ter sido 1 a 0, para qualquer lado, no entanto, para um time que deseja ser campeão como o Brasil tem um sabor desagradável: demonstra que somos um time ainda em busca de sua melhor formação. Não é o fim do mundo. Mas, tanto pode se o começo do fracasso como do sucesso. De qualquer forma os mexicanos devem estar mais felizes que os brasileiros. A obrigação de ganhar era do Brasil. Não fizeram o dever de casa. Vão ter que fazer em cima de Camarões. 

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home